Quarta-feira louca!!!

Publicado: quarta-feira, 08 \08\UTC setembro \08\UTC 2010 em Digressão, Lucro, Operações, Posição

(Agora entendo perfeitamente  a loucura dos operadores da bolsa que ficavam berrando “compra! compra! vende! vende! compra! fud..!”)

Hoje, depois do feriado da Independência, deu a louca no mercado. A Petrobrás abriu em queda franca e quando começou a chegar perto do valor que eu havia comprado semana passada (R$ 27,66) comecei a ficar louco! Não, eu não estava pensando que logo, logo teria prejuízo com a ação, eu estava louco para comprar mais… Como já disse minha extensa experiência em análise técnica e fundamental (duas semanas de estudo sobre o assunto) me diz que esta ação irá subir, e muito, em poucos meses… Mesmo se a capitalização der errado, acho que isto apenas a fará cair rapidamente de início, para logo subir e chegar, pelo menos nos R$ 3X (onde X >= 3).

Fiquei pensando em pegar um empréstimo para comprar ações da Petrobras. Loucura número 1: querer arriscar o dinheiro que não tenho. Desisti e voltei minha atenção para as outras ações em carteira. a OGX Petróleo (BOV:OGXP3) estava em boa alta, oscilando entre 19.5 e 20.11… Resolvi tentar vender, mas coloquei ao menos R$ 10,00 de lucro na operação como meu alvo, então enviei uma ordem de venda das 100 ações a 19.93. Como havia comprado por 19.47, isto me dava exatos R$ 46,00 de lucro, que, tirando R$ 36,00 do custo das próprias ordens e ignorando os demais custos me dava os exatos R$ 10,00 que eu queria atingir para não ter minha honra do primeiro investimento abalada. Depois de colocar a ordem, me pareceu que a OGXP não iria mais chegar nos 19.93 e abstraí e fui trabalhar… Quando voltei para confirmar mais tarte, pimba! A ordem havia sido executada e a ação já passava até dos 20.00… O que nos leva a…

Loucura número 2: comprar ação que eu sei que ainda vai cair mais. Estou falando da PETR4. Que eu tenho certeza ainda cairá mais amanhã, mas estou ansioso por comprar logo. Tenho agora R$ 1.930,00 na conta… Mas, isto não dá para comprar nem um lote da Petrobras! Caramba, eu quero arriscar mais para ganhar mais… E quanto mais eu compro por ordem, menos os R$ 18,00 do custo da ordem afetam minha operação. Se eu tivesse mais dinheiro para investir na bolsa tudo seria mais simples (ou não). O que fazer? O que fazer? PETR4 baixando cada vez mais, e eu aqui só com dinheiro para operar no fracionário… Mas eu tenho a intuição de que até pouco antes da oferta pública ela ainda sobe muito, e talvez mais ainda após a oferta em si… Isto enfim me levou a …

Loucura final: arriscar dinheiro que não tenho!

Peguei R$ 5.000,00 emprestado no banco, em 3x, a 2,99% de juros ao mês, acrescidos de taxas. No total pagarei R$ 5.415,00… Logo, para ter retorno preciso ter um lucro superior a R$ 415,00 + R$ 36,00 (R$ 451,00), em quaisquer operações que faça, daqui para frente, com este dinheiro (e apenas para pagar os juros do empréstimo). É bom que todos saibam que não estou me arriscando tanto assim, eu consigo pagar este empréstimo sem problemas dentro do meu orçamento mensal, logo, estou usando dinheiro dos outros apenas para testar minhas teorias de investimento. Sei que vou me ferrar inicialmente, mas vai ser divertido aprender na prática assim.

Coloquei uma ordem de compra bem abaixo do valor que estava cotado ao meio do dia, que foi realizada pouco depois acrescentando na minha carteira 200 ações PETR4 a 27.93.

Ainda não sei como controlar meu estoque de ações. O IR diz que devemos usar o preço médio de cada ação na hora de auferir lucros, mas como não quero perder controle do detalhe, estou controlando o estoque individualmente, como se cada ordem fosse de uma ação diferente. Minha carteira ao final do dia de hoje estava assim:

  • PETR4: Qtde: 100 Compra: 27.66 Atual: 27.9 -> R$ 13,00 😐
  • PETR4: Qtde: 200 Compra: 27.93 Atual: 27.9 -> R$ -28,00 😥
  • HAGA4: Qtde: 100 Compra: 4.16 Atual: 4.5 -> R$ -11,00 😦
  • JBSS3: Qtde: 100 Compra: 7.29 Atual: 7.07 -> R$ -22,00 😥
  • MTIG4: Qtde: 100 Compra: 0.38 Atual: 0.36 -> R$ -10,00 😦
  • OGXP3: Qtde: 0 Compra: 19.47 Venda: 19.93 -> Lucro realizado: R$ 46,00R$ 36,00 (custas) = R$ 10,00

Positivo: R$ 13,00
Negativo: R$ 71,00

Nada (tão) mal… 😥

Deixe um comentário

